Cada vez mais conhecida no Brasil com diversos ginásios e grupos especializados no esporte, a escalada esportiva é ideal tanto para aqueles que buscam uma atividade física mais dinâmica, quanto para quem curte sentir o máximo de adrenalina possível.

Sem contar nos ganhos físicos e mentais, como: condicionamento, alto gasto
calórico — que pode chegar a 900 calorias por hora —, aumento da potência muscular, disciplina, concentração, senso de realização e muito mais.

Se você acha que esse papo é só pra quem já é aventureiro, saiba que o esporte tem espaço para todos. Então, esteja você buscando uma atividade outdoor para torcer ou até quem sabe praticar, bora com a gente descobrir tudo sobre a modalidade que irá te surpreender?

Por dentro da escalada

Mas calma aí, você já sabe o que é de fato a escalada? Há quem confunda a escalada e o alpinismo, mas saiba que são diferentes atividades do mundo outdoor.

Na modalidade em questão o praticante utiliza braços e pernas para escalar blocos, falésias, paredões de rocha, gelo ou também montanhas com técnicas e recomendações próprias. Não é à toa que o esporte fez sua estreia olímpica em Tóquio 2020 com três disciplinas: velocidade, dificuldade e bouldering.

Cada um com suas especificidades, na disputa de velocidade, dois atletas percorrem uma rota fixa numa parede de 15m um contra o outro. No bouldering, os escaladores percorrem um número de rotas fixas em uma parede de 4m em um tempo especificado. Na dificuldade, os atletas tentam subir o mais alto possível em uma parede com mais de 15m de altura dentro de um tempo fixo.

O início da escalada

Acredita-se que a prática de subir montanhas teve origem há milhares de anos, com pinturas de 400a.C. retratando os primeiros hominídeos e suas aventuras lá em cima. Registros apontam ainda diferentes grupos de escaladores na mesma época em diversas regiões montanhosas da Grã-Bretanha, Alemanha e Itália.

O esporte como conhecemos só surge na segunda metade do século XIX, com um grande destaque para as décadas de 1940 e 1950, conhecidas como a época de ouro para o esporte com escaladores e escaladas lendárias como: o Half Dome de 800 metros em (1957) e o El Capitan de 1000 metros (em 1958), duas paredes de pura rocha vertical.
Incrível, né?

No final da década de 1970, na Ucrânia, surge ainda o modelo de escalada esportiva indoor semelhante ao que conhecemos hoje. O fato acontece quando durante um inverno rigoroso na região, um montanhista decide fixar pedras na parede de casa para treinar. A ideia passa a ser copiada pelos vizinhos e com o tempo se propaga para outras regiões.

Alguns anos depois, ocorre o primeiro campeonato mundial da modalidade usando uma parede natural. Um ano depois, em Lyon, na França, seria disputada a primeira competição indoor. A popularidade do esporte explode com o tempo atraindo cada vez mais adeptos, inclusive aqui, no Brasil.

A história da escalada Brasileira

Toda escalada tem seu começo, né? Com a história da modalidade não seria diferente, mas para entender melhor a história da escalada brasileira é preciso acompanhar uma linha do tempo:

  1. Os primeiros registros: primeira metade do século XIX, com destaque para as excursões de subida da Pedra da Gávea em 1828, no RJ.
  2. A primeira conquista: as Agulhas Negras, no maciço do Itatiaia, em 1856.
  3. Primeira subida com objetivo de escalar: o principal pico da Serra do Marumbi, no Paraná, com mais de 1.500 metros de altitude, em 1879;


Ao longo dos anos diversos outros picos foram escalados e recordes foram batidos, para então, a realização do primeiro Campeonato Sul-Americano de escalada Esportiva, em 1989 e a criação da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) em 2014.

O esporte promissor no Brasil possui uma nova geração de atletas que enfrentam grandes nomes já consolidados, sempre se superando e se destacando em níveis mundiais. Mas essa parte a gente te conta agora!

Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) e a escalada profissional

Formada por Escaladores Esportivos, com a parceria de ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição, a entidade oficial é responsável pela gestão e regulamentação da Escalada Esportiva de Competição no Brasil, promovendo o esporte e a transformação de vidas através dele.

Desde sua fundação a associação mantém ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios e outras entidades, realizando regularmente Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Dificuldade e Velocidade. Para então incentivar os atletas e descobrir novos talentos.

Após a inclusão da Escalada Esportiva nos Jogos Olímpicos de 2020, a ABEE também entrou para o rol de entidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como responsável pela criação e custeio do Time Brasileiro de Escalada Esportiva, que irá representar o país nas Competições Internacionais.

Sabia que esse ano as competições já estão rolando e somos fortes concorrentes? Te explicamos tudo aqui:

Próximos passos da escalada brasileira

Com um número recorde de eventos em comparação aos anos anteriores, este ano os atletas brasileiros participarão de 23 eventos, entre estaduais, Campeonato Mundial Juvenil, Campeonato Pan Americano e os eventos da Copa do Mundo de Escalada. É.. somos realmente promissores no esporte!

Apesar de todas as grandes competições mundiais, tudo começa nos estaduais que oferecem aos atletas a chance de competir localmente, cada estado com seus próprios desafios. Nesta temporada, com etapas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Há ainda a Copa Brasil com um novo formato ainda mais emocionante do que nos dois anos anteriores, agora os jovens talentos também participarão com o Ranking Juvenil. Além da existência de quatro eventos de Boulder e um evento de Guiada. 

Já o Campeonato Brasileiro acontece em outubro com novas paredes de velocidades e guiada nos padrões internacionais. A competição de escalada mais esperada da temporada terá transmissão ao vivo pelo canal da ABEE no Youtube. Um ano intenso e incrível nos espera no esporte!

A torcida já está formada!

Por aqui, acreditamos que o outdoor está nas origens e no coração da Escalada Esportiva. Seja na rocha ou nas competições, a busca pelo melhor desempenho está sempre presente. Alcançar a alta performance sem perder o contato com nossas raízes, essa é a (re)conexão que acreditamos.

Incorporando esse DNA de conexão, e garra sem limites, desenvolvemos uma coleção especial em Collab com a ABEE. São diversas peças sustentáveis e feitas para durar, característica que todo escalador (e fã do esporte) precisa!

Pra você fazer parte desse time BR junto com a gente: confira nossa coleção especial em parceria com a ABEE.