Somos movidos pela experiência que impacta a percepção transformadora da nossa relação com o planeta. Por isso, neste mês de Novembro, cada pedido em nosso site será revertido na adoção simbólica de uma baleia-franca. A nossa “Blue Friday”, que remete ao azul dos oceanos, tem o intuito de relembrar o quanto o consumo precisa passar pela necessidade profunda de cuidar da natureza. As baleias são fundamentais e raras para a vida oceânica e para o Planeta.

Sabemos que todo consumo gera impacto. E queremos minimizar esses impactos e regenerar ecossistemas. Através do estímulo a um consumo cada vez mais consciente: que realmente faça sentido para você e ressignifique sua relação com o meio ambiente.

Isso evidencia uma evolução constante em nossa marca: existe mais do que uma relação respeitosa de venda, há uma transformação poderosa acontecendo de dentro para fora. No desenvolvimento de nossos produtos sempre pensamos em ações que revertam positivamente o impacto que geramos na sociedade e na natureza.

E essas ações não são apenas na logística reversa que, hoje, conta com uma compensação de 200% de todas as embalagens (que, inclusive, já são recicladas ou biodegradáveis) com a certificação ambiental do selo da Eureciclo, dos certificados internacionais Din certco e Tüv. Mas também, atuamos em parceria com outros Institutos, ONGs e projetos que desenvolvem atividades efetivas de pesquisa e preservação da natureza, sobretudo de espécies ameaçadas.

Estimular o consumo cada vez mais consciente e que faça sentido na relação do homem com o mundo é a proposta em um dos períodos mais importantes para o calendário do comércio mundial.

A nossa novidade começa no nome, “Blue Friday”, que remete ao azul dos oceanos e nos relembra que, como consumidores, precisamos nos atentar à necessidade de cuidar do planeta e de repensar nossas atitudes frente à natureza. Mas a estratégia vai bem além da mudança na cor da promoção, propomos uma ação efetiva que, através das vendas e descontos especiais, gere um impacto positivo na vida marinha brasileira.

Assim, a nossa Blue Friday, em parceria com o Instituto Australis/ Pro-FRANCA, surgiu com a proposta de contribuir com as ações de manutenção da pesquisa em favor das baleias-francas, ameaçadas de extinção. Decidimos que, durante todo o mês de novembro, cada pedido feito em nosso site será revertido na adoção simbólica de uma baleia-franca.

 

Instituto Australis/ ProFRANCA

A Blue Friday é uma ação em parceria com o Instituto Australis/ projeto ProFRANCA que pesquisa e monitora as baleias-francas no sul do Brasil. O Instituto Australis (IA) de Pesquisa e Monitoramento Ambiental é uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2015 para auxiliar na manutenção das atividades do Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca.

O IA atua, mais especificamente, na formulação de políticas públicas, educação e sensibilização do público para a conservação da espécie, e valorização das baleias como um patrimônio ecológico, econômico e turístico. Dedicado principalmente à pesquisa científica, monitoramento e proteção da população sobrevivente de baleias-francas no Brasil.

Através do projeto ProFRANCA vem realizando pesquisas relacionadas à distribuição, uso de habitat, comportamento e dinâmica populacional da espécie. Além disso, promove atividades de sensibilização ambiental com o tema conservação da baleia-franca e dos oceanos.

As baleias-francas


Elas não estão tão longe de nós. Precisamos nos sensibilizar para o quanto as baleias-francas estão próximas. Embora, não tanto como antes.

Isso porque nos últimos anos, o número médio de baleias-francas registradas no sul do país tem decaído bastante. Da mesma forma, foram constatadas por pesquisas as alterações no tempo de permanência delas na área reprodutiva.

A baleia-franca costuma aparecer em águas costeiras fortemente influenciadas por atividades antrópicas. Já a presença da espécie próximo à costa ocorre, geralmente, durante o inverno e atrai atenção turística.

Precisamos nos dar conta de quão fantástica é a existência dessa subespécie em nossa era e da importância de seu tamanho não só físico, mas imensurável quanto à contribuição que tem na regeneração do ecossistema marítimo.

Nicholas Pyenson, estudioso que pesquisou sobre a escala do papel das baleias como “engenheiras do ecossistema”, nos lembra que:

“É um fato notável que vivemos ao lado dos maiores vertebrados que já viveram no planeta – as maiores baleias são mais pesadas que os maiores dinossauros. Estamos vivendo em uma época de gigantes, e mal os conhecemos!
(...) “Se promovermos a recuperação desses gigantes, achamos que isso seria bom para a saúde e o funcionamento dos oceanos do mundo – e também para nossos próprios descendentes!”

Ameaças

De um modo geral, as baleias são ameaçadas por inimigos visíveis e invisíveis, como: capturas acidentais, ilhas de plástico, poluição dos mares e mudanças climáticas.

A baleia-franca está classificada “em perigo” de extinção e é a única da espécie ameaçada que se reproduz na costa do Brasil. O que é extremamente mais perigoso do que se pode pensar.

Visto que as baleias são fundamentais para a biodiversidade, o equilíbrio ecológico da vida nos oceanos e no planeta. O que comprovou o estudo publicado na Science Advances, revelando ainda que a presença desses mamíferos nos mares também ajuda a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Por que são raras?

A baleia-franca é uma subespécie e, abre parênteses aqui, a descoberta das subespécies de baleias é relativamente recente. Quando se considera que um tipo de baleia (ou qualquer outro animal) é composto por subespécies separadas, percebe-se que eles correm mais risco do que se fossem uma grande população.

Cada subespécie desses mamíferos aquáticos tem um papel único e extraordinário para o equilíbrio do ambiente e da vida não somente no oceano, mas sobretudo no planeta.

Suas rotas, local de alimentação e de reprodução são únicos, e qualquer impacto precisa ser monitorado e protegido. E é isso que queremos assegurar ao contribuir com o trabalho do Projeto ProFRANCA.

Percebe a importância que tem essa causa?

Use o seu poder de fazer escolhas mais sustentáveis para gerar um impacto positivo na vida de uma baleia-franca e no Planeta.

Então, vamos juntos?
Pela salvaguarda da baleia-franca, a favor dos oceanos e do Planeta!

JUNTOS A FAVOR DA BALEIA-FRANCA!